Veuve Clicquot – empreendedora do século XIX

Veuve-Clicquot

Você já foi comprar uma garrafa de bebida e se deparou com o nome de alguém na embalagem? Talvez, você já tenha se perguntado quem foi Veuve Clicquot, o nome estampado nas garrafas de champanhe e pode não saber que ela foi uma das primeiras empreendedoras do mundo.

 

À frente de seu tempo e lutando por seu negócio, essa francesa do século XIX é uma das maiores representações do que nós chamamos de “empreendedora de sucesso”.

Começo da Vida

No dia 17 de dezembro de 1777, nascia Nicole-Barbe Ponsardin, em Reims, na França. Seu pai, Ponce Jean Nicolas Philippe Ponsardin, comandava uma fábrica na indústria têxtil e também estava muito envolvido com os assuntos

Veuve-Clicquot
Veuve-Clicquot

políticos da época, o que acabou marcando a infância de Nicole.

Em frente à casa de Nicole, vivia a família Clicquot, cujo patriarca, Philippe Clicquot, também comandava uma fábrica têxtil e, por isso, era concorrente direto da família Ponsardin.

Em busca do fim da ‘rivalidade’ entre as duas famílias, os pais decidiram uni-las por meio do casamento entre seus filhos. Assim, aos 21 anos, Nicole-Barbe Ponsardin se casou com François Clicquot.

O casamento

Apesar de o casamento ter sido arranjado, os dois logo se mostraram unidos, começando um negócio de vinhos ao invés de continuar no ramo têxtil que unia as duas famílias.

A família Clicquot já tinha algumas conexões com a indústria do vinho, entretanto, Philippe não tinha nenhuma intenção de ampliar os negócios e investir na produção da bebida. Quando seu filho apresentou suas intenções de ampliar os negócios, o pai se mostrou completamente contrário à  ideia.

O jovem casal deu continuidade ao seu plano e, como estavam sempre juntos, Nicole estava presente durante

as reuniões de negócios e, também, quando o marido passeava pelos vinhedos.

O começo do empreendedorismo

Depois que o casamento completou seis anos, o marido foi contagiado por uma febre tifoide, o que causou sua morte em 15 dias, deixando Nicole viúva aos 27 anos. Por isso, ela começou a ser chamada de Veuve Clicquot (Viúva Clicquot).

Uma das primeiras decisões de seu sogro foi encerrar o negócio de vinhos, entretanto, Nicole lhe pediu para que ele permitisse que ela comandasse os negócios do marido, coisa com a qual ele concordou, desde que ela passasse um tempo como aprendiz de um fabricante de vinhos.

Ela se preparou durante quatro anos, mas quando voltou a trabalhar, não conseguiu desenvolver o negócio. Sem ter meios de seguir com sua empresa, ela pediu dinheiro ao sogro que resolveu dar mais uma chance, entregando dinheiro à nora.

Apostando em uma tática ousada, Nicole se aproveitou do fim das guerras Napoleônicas e desenvolveu um vinho bem doce, sabendo que isso agradaria aos russos, que gostavam desse tipo de bebida e estavam há muito tempo sem ter acesso à elas.

Assim que seu champanhe foi vendido na Rússia, o czar da época, Alexander, disse que essa era a única bebida que ele iria beber, gerando uma grande curiosidade por todo o país, um grande feito, já que a Rússia era conhecida pela sua falta de interesse no mercado internacional.

A partir desse momento, seu negócio cresceu de forma incrível, a ponto de ela não saber se conseguiria lidar com todos os pedidos.

Ela criou uma técnica chamada “table de remuage” , um processo de fermentação que é utilizado até hoje.

Outra inovação foi a preocupação com o visual do produto, não apenas sua qualidade. Para isso, ela enviava cartas  de reclamação aos fornecedores sempre que as embalagens não ficavam exatamente como ela queria.

O negócio foi se desenvolvendo cada vez mais e, até hoje, o nome de Veuve Clicquot estampa as garrafas de vinho. Além disso, hoje existe o prêmio Veuve Clicquot  para mulheres empreendedoras.

Fontes: https://www.smithsonianmag.com/arts-culture/the-widow-who-created-the-champagne-industry-180947570/

https://www.administradores.com.br/artigos/carreira/barbe-nicole-ponsardin-a-primeira-mulher-de-negocios-do-seculo-xix/74730/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s