A carreira é segundo plano para as mães brasileiras, diz estudo

Mesmo que as pessoas que desejam ter filhos não estejam pensando na perpetuação da espécie quando o fazem, nós não podemos nos esquecer de que é a reprodução que mantém nossa espécie viva.

Infelizmente, depois que uma mulher se torna mãe, ela sente a pressão de ficar com os filhos o tempo todo e ainda sofre com as dificuldades para retornar ao mercado de trabalho.

De acordo com um estudo feito pelo  Instituto Market Analysis, em parceria com a rede Win, 50% das entrevistadas – 4933 mulheres do Brasil e da América Latina – afirmaram que desistiram de projetos profissionais por causa do nascimento dos filhos.

As mães desistiram de suas carreiras?

O fato de que elas optaram pelo abandono de alguns projetos não significa que elas tenham desistido.

Não é de hoje que estudos apontam o fato de que a maternidade incentiva o empreendedorismo e as mulheres que responderam à entrevista do Instituto Market Analysis confirmaram esse dado: enquanto 21% das mães têm o desejo de empreender, apenas 8% das mulheres sem filhos apresentaram essa vontade.

O estudo também apontou que,  para 29% das mães, ficar empregada é um objetivo importante na vida. Com relação às mulheres que não têm filhos, a porcentagem foi de 26%.

Por quê o empreendedorismo é atraente para mães?

No momento em que uma mulher se torna mãe, ela acumula mais uma função para sua vida e, para boa parte delas, essa é a função mais importante – 80% das mães entrevistadas pelo Instituto Market Analysis afirmaram que ser mãe é a maior experiência de suas vidas.

Por isso, muitas delas têm dificuldades para retomar o trabalho depois do fim da licença a maternidade.

De acordo com uma pesquisa feita pelo site de anúncio de empregos, Catho, 28% do público feminino acaba deixando o trabalho depois do nascimento do primeiro bebê.

A pesquisa do Market Analysis também mostrou que, enquanto 47% das mães que não trabalham concordam quando alguém  diz que elas são boas mães, porém apenas 27% das que trabalham fora acreditam nessa afirmação.

A união de todos esses elemento é o que torna o empreendedorismo tão atraente para elas, pois essas mulheres desejam conciliar o mercado de trabalho e a maternidade, sem depender da compreensão dos seus chefes.

Fontes: http://marketanalysis.com.br/wp-content/uploads/2018/05/00cef83b.pdf

https://financasfemininas.com.br/maternidade-pode-ser-a-causa-da-desigualdade-salarial-entre-homens-e-mulheres-diz-estudo/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s