13 mar

Mulheres que inventaram tecnologias e mudaram o mundo

Você já ouviu falar delas?

Nós vivemos em um mundo onde, felizmente, muitas descobertas já foram feitas. Acredito que a maioria das pessoas julgue ser um grande privilégio viver em uma era onde diversas doenças podem ser efetivamente combatidas e onde nós podemos ter mais momentos de descanso graças às tecnologias já inventadas.

Mas vocês já pararam para se perguntar qual o papel das mulheres em todo esse conforto? Em uma época onde as mulheres mal tinham acesso à educação e onde apenas homens deveriam trabalhar fora de casa, algumas pessoas do sexo feminino foram à frente de seu tempo e deixaram seu nome marcado entre as grandes invenções do mundo.

1 – Gertrude B. Ellion e o medicamento contra leucemia

Em 1939, ela era a única mulher no curso de pós-graduação em química da Universidade de Nova York. Ela desenvolveu o remédio  6-mercaptopurina, usado no tratamento da leucemia, assim como outros medicamentos que facilitaram o transplante de rim.

2 – Margaret A. Wilcox e o aquecedor de carros

No século XIX, ela encontrou uma forma de conduzir ar e aquecer os pés dos motoristas. Sua invenção foi feita no ano de 1893.

3 – Edith Clarke e a calculadora gráfica

A primeira mulher a ser empregada como engenheira elétrica. Também foi a primeira a ser professora desta área, em tempo integral. Foi a inventora de uma calculadora gráfica que deixou mais fácil o trabalho de determinar as características elétricas de longas linhas de transmissão de velocidade.

4 – Dra. Maria Telkes, a arquiteta Eleanor Raymond e os seus painéis solares

A parceria entre uma doutora em física e uma arquiteta deu origem aos painéis solares que convertem energia do sol em energia elétrica. A primeira casa que foi totalmente desenvolvida para aproveitar a energia solar foi construída por elas, em 1947.

5 – Florence Parpart e a geladeira elétrica

Em 1914, Florence acabou com a ideia de que armazenar comidas em caixas de gelo era o ideal. Além de ter criado as geladeiras elétricas, ela fez questão de ser a pessoa que as apresentaria ao mundo. Como uma boa empreendedora, ela foi capaz de vender e popularizar sua invenção.

6 – Hedy Lamarr e o Wi-Fi

Ela foi incluída no Hall da fama dos inventores, criado nos Estados Unidos. Lamarr era uma famosa atriz austríaca quando a Segunda Guerra Mundial começou. Ela e o compositor George Antheli criaram um sistema de comunicação que, através das ondas de rádio, poderia alterar as rotas e despistar os torpedos inimigos.

Por ser muito caro, seu experimento mal foi usado durante a guerra. Entretanto, ele foi a base para o desenvolvimento das tecnologias que deram origem ao celular e as tecnologias de transmissão de dados como o Wi-Fi e o Bluetooth.

7 – Therezinha Beatriz Alves de Andrade e o escorredor de arroz

A brasileira criou esse utensílio de cozinha que une uma bacia e uma peneira no mesmo objeto. Além de ter tornado a tarefa de lavar e cozinhar o arroz muito mais simples, ela também evitou o desperdício do alimento que sempre caía direto no ralo da pia.

8 – Marion Donovan e as fraldas descartáveis

Essa invenção não se trata apenas da praticidade pelo fato de que os pais não são mais obrigados a lavar as fraldas de pano. Nós também estamos falando a respeito da substituição de alfinetes por lacres de plástico, evitando que as crianças se machucassem. Além disso, é muito mais difícil uma criança pegar algum tipo de infecção com uma fralda de plástico (desde que ela seja trocada regularmente, é claro).

Ela tentou vender sua invenção para algumas empresas, mas como foi rejeitada por todas, ela decidiu vende-las por conta própria. Graças ao sucesso de vendas, uma companhia acabou comprando seu produto pelo equivalente a 1 milhão de dólares.

9 – Ada Byron King e o algoritmo de computador

A condessa de Lovelace estudou matemática e, em parceria com Charles Baggage, desenvolveu a primeira máquina de cálculo. Além disso, ela foi responsável pela descoberta de um algoritmo que calculava funções matemáticas.

Entre os anos de 1842 e 1843, ela fez anotações a respeito da máquina analítica de Baggage. A máquina dele foi o primeiro modelo de computador e as anotações dela o primeiro algoritmo de computador.

10 – Letitia Mumford Geer e a seringa

A americana registrou a patente de seu invento no dia 2 de abril de 1899. A seringa era uma grande novidade que facilitaria muito a vida de médicos. Até hoje, o designe das seringas é igual ao que ela havia proposto.

 

Fontes: http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2016/03/160302_dia_da_mulher_inventoras_rb
https://www.tudointeressante.com.br/2016/03/16-coisas-inventadas-pelas-mulheres-que-mudaram-o-mundo.html
http://www.hypeness.com.br/2017/04/10-invencoes-que-mudaram-o-mundo-criadas-por-mulheres/

Beijos

Thaís Dias

Fan Page do Menina Executiva

Instagram do Menina Executiva

Blog de Empreendedorismo

Leave A Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *