10 dicas para se organizar trabalhando em casa

Com organização tudo dá certo

O trabalho em casa atrai muitas pessoas, mas também assusta muito. Parece que trabalhar em casa pode diminuir sua produtividade ou fazer com que você nunca possa se afastar do seu ambiente de trabalho, entretanto não é bem assim que funciona.

O fato de as novas leis trabalhistas envolverem o Home Office só prova que essa é uma opção que cresce muito no mercado brasileiro.

Porém, é preciso ter em mente que trabalhar na sua casa é realmente muito difícil e a situação é ainda pior quando você tem filhos e precisa cuidar deles enquanto trabalha. Por isso, é preciso manter o foco e definir bem quais são as suas tarefas.

Foi com o intuito de ajudar que deseja trabalhar em casa e quem já trabalha, mas ainda tem dificuldades, que essa lista foi montada.

1 – Defina um local de trabalho

Nosso cérebro se adapta fácil à nossa rotina, por isso, é importante separar o que é casa e o que é trabalho. Se você trabalha em qualquer lugar da casa, seu cérebro terá dificuldade de “aceitar” que você está trabalhando, aumentando sua preguiça e os momentos de distração. Se você tem o seu local de trabalho, você se torna mais produtiva e começa a agir como se estivesse em uma empresa.

2 – Mantenha o seu local de trabalho organizado

Algumas pessoas costumam dizer que trabalham melhor em meio à bagunça, entretanto, se a mesa onde você trabalha tem muito mais coisa do que você precisaria em um escritório, sua produtividade se tornará menor. Mamadeiras, brinquedos, louça suja e muitos papéis não devem estar na sua mesa de trabalho.

3 – Invista em uma boa cadeira

Ter uma cadeira confortável é fundamental. O ideal é que a altura da cadeira esteja próxima à altura da sua mesa. Também é importante ter um encosto para a sua cabeça e apoios para os seus braços.

4 – Defina o seu horário de trabalho

Trabalhar em casa é muito bom, desde que você não trabalhe o tempo todo. Como qualquer trabalhador você precisa ter um horário para começar a trabalhar, para almoçar e para encerrar o seu expediente. É muito importante não se deixar cair em tentação e recomeçar a trabalhar depois do fim do seu horário de trabalho.

5 – Faça Pausas

É fundamental fazer algumas pausas durante o seu dia. O ideal é que, pelo menos, a cada 1h30 você faça uma pausa de 15 minutos. A pausa é sua e você pode fazer o que quiser com ela, porém é melhor que, ao invés de ver vídeos no YouTube, ou dar uma olhada no seu Facebook, você aproveite para esticar um pouco as pernas, fazer algum alongamento e mudar de ambiente.

6 – Não se deixe seduzir pelas distrações

Você pode até sentir muita vontade de ligar um pouco a televisão pra ver o que está passando ou de olhar rapidinho, suas redes sociais pra ver se têm alguma novidade, porém saiba que esse pouquinho, além de te distrair, pode te prender por muito tempo e isso vai atrapalhar o seu horário de trabalho e o seu desempenho.

7 – Use uma agenda

Algumas pessoas conseguem usar a agenda do celular, outras preferem o computador e há quem prefira as agendas físicas. Seja qual for a sua preferência, anote todas as suas tarefas do dia e se certifique de que você não se esqueceu de nada. Também é bom anotar suas reuniões, consultas médicas ou encontro com as amigas.

8 – Converse com a sua família sobre o sua rotina

É importante que sua família saiba que o fato de você trabalhar em casa não significa que você possa se distrair o tempo todo. Converse com todo mundo que mora com você (inclusive as crianças) e explique que você não pode ser atrapalhada. Se você tem filhos pequenos, faça que eles entendam que não dá pra você brincar ou contar histórias o tempo todo, dessa forma, eles não ficarão tentando chamar sua atenção o tempo todo.

9 – Durma bem

Estudos já comprovaram que nós não conseguimos recuperar o sono perdido dormindo até tarde ou cochilando no meio do dia. Por isso, por mais que você tenha determinado que começará a trabalhar só depois do almoço, o ideal é que você vá dormir cedo e recupere todas as energia que você gastou durante o dia. Tentar trabalhar com sono, só vai fazer com que você se distraia e deixe passar detalhes do seu trabalho.

10 – Não trabalhe de pijama

A primeira coisa que muita gente pensa quando se fala em Home Office é em trabalhar de pijama, porém isso não deve ser feito. Ficar de pijama o dia inteiro te dá aquela sensação gostosa de estar em casa curtido um dia de preguiça e isso atrapalha o seu trabalho. Faça o que você faria se fosse sair: tome banho, penteie o cabelo, troque de roupa e só então comece a trabalhar.

Fontes: https://vidaorganizada.com/2012/02/15/10-dicas-para-se-organizar-trabalhando-em-casa/
http://estadozen.com/artigos/trabalha-casa-30-dicas-para-se-manter-produtivo-mentalmente-sao

Thaís Dias

Fan Page do Menina Executiva

Instagram do Menina Executiva

Blog de Empreendedorismo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s