12 Signos Intermediários | Por Lucas M Esher

Olá,

O assunto deste post é bem divertido. No mínimo, imagino que ele será instigante para você como foi para mim, na primeira vez que escutei algo a esse respeito. Falarei, pois, dos 12 Signos Intermediários.

… Hein?!? Como é que é? Quer dizer que existem mais do que 12 Signos no Zodíaco?

Sim e não. A grande questão, quando falamos de Astrologia, é que estamos tratando de um processo natural. E, na natureza, não existem divisões bruscas. Não existem linhas fictícias demarcando onde termina um tipo de energia e onde começa outra. As coisas são fluidas.

Assim sendo, quando olhamos para um Mapa Astral, é importante entendermos que existe uma faixa de transição entre cada um dos 12 pares de Signos existentesÁries e Touro (1); Touro e Gêmeos (2); Gêmeos e Câncer (3); Câncer e Leão (4); Leão e Virgem (5); Virgem e Libra (6); Libra e Escorpião (7); Escorpião e Sagitário (8); Sagitário e Capricórnio (9); Capricórnio e Aquário (10); Aquário e Peixes (11); Peixes e Áries (12).

Essa faixa de transição é uma mescla das duas energias. Na imagem abaixo, por exemplo, vemos tanto o planeta Júpiter quanto o Sol entre Capricórnio e Aquário.

Em termos simplificados, a faixa de transição costuma ter 10 graus: consideramos os últimos 5º de um Signo e os primeiros 5º do Signo seguinte (no Mapa Astral que eu envio, os graus se encontram agrupadinhos de 5 em 5, sendo bem fácil identificar essa faixa de transição).Ou seja: se algum dos seus Planetas (ou Ascendente e Meio-Céu) estiver localizado no final ou no começo de um Signo, a energia ali representada encontra-se em Signo Intermediário.

… E esses tais Signos Intermediários são piores (ou melhores) do que os 12 Signos convencionais?

Não! Como em tudo (tudo, tudo, tudo!) na Astrologia, não existem energias melhores ou piores. Existem energias/potenciais bem aproveitados e energias/potenciais mal aproveitados. Toda e qualquer energia, por si só, tem um potencial infinito de fazer o bem (ou o mal), dependendo, apenas, de como escolhemos agir, usufruindo de nossas habilidades, talentos e pontos fortes.

Então, tendo explicado essa parte mais “geral”, é hora de olharmos com carinho para cada um dos 12 Signos Intermediários. Bora lá?

1) Áries + Touro

Esta energia alia o impulso e a intensidade ariana com a tranquilidade e a firmeza taurina. É o ir para cima e resolver um problema, colocando a mão na massa. Tudo que esta energia começa, com vigor, termina, por conta própria. Não basta só criar: é preciso cuidar, igualmente, para que frutifique.

É a energia da liderança que sabe guerrear, mas também consegue moderar seus impulsos, a fim de gerenciar bem seus esforços (e fôlego) e qualquer empreendimento iniciado.

2) Touro + Gêmeos

Uma energia que alia a estabilidade e a praticidade taurina com a adaptabilidade e a facilidade de comunicação geminiana. É capaz de fazer/supervisionar/aprender muitas coisas ao mesmo tempo, todas com profundidade. Consegue, por exemplo, coordenar diversas áreas simultaneamente.

Quanto mais esta energia avança para Touro, maior a profundidade. Quanto mais graus em Gêmeos, maior a quantidade de coisas que consegue fazer.

3) Gêmeos + Câncer

Une a inventividade e a expressividade geminiana com a sensibilidade e a empatia canceriana. É a energia que cuida, como uma mãe, fazendo bom uso da comunicação. É a energia de uma boa história contada, aquela que embala o coração. É capaz de colocar em palavras o abstrato, os sentimentos, fazendo poesia, criando fábulas.

Ao mesmo tempo, em uma oitava menos nobre, é a Rainha de Copas do livro Alice no País das Maravilhas: aquela que comanda, mais do que toma conta, buscando restringir as emoções (e exigindo que se “cortem as cabeças” alheias).

4) Câncer + Leão

Eis a energia do grande defensor de causas. Tem o zelo e a intuição canceriana, aliada à criatividade e autoconfiança leonina. Não por acaso, tem força para liderar, com carisma, um grupo de pessoas. Toma conta, mas não é uma energia professoral: é quase um mestre, um ídolo. O modo como age acaba por influenciar aqueles que estão ao seu redor. Une a arte e a criatividade com a emoção.

É o exemplo a ser seguido. Esta energia vibra alto ao chamar a atenção dos demais para uma boa causa. Tem facilidade em tocar a alma, conectando-se pelo lado emocional.

5) Leão + Virgem

É o líder trabalhador. Mescla o lado nobre e idealístico leonino com os métodos e a diligência virginiana. É o líder que faz, que não tem medo de enfiar a mão na massa. Energia que promove a ação. Não basta vender uma ideia: tem de colocá-la em prática, usar ele mesmo. Acorda cedo para construir sua própria riqueza.

É o Rei que cavalga na linha de frente, durante a batalha, guerreando junto com seus soldados. Esta energia não tem medo do trabalho e consegue brilhar pelo que faz.

6) Virgem + Libra

É a energia da grande ética. Mistura a eficiência e o perfeccionismo virginiano com a diplomacia e a harmonia libriana. Gosta das coisas bem feitas, belas e atraentes. Não suporta nada que esteja fora do lugar, nenhuma poluição, de nenhum tipo.

É a espada cortante que não teme bradar, por todos os cantos, os comportamentos justos e adequados. O que é certo é certo. Ou é ou não é. Não é uma energia tão rígida quanto a de Virgem nem tão aberta a negociações como Libra.

7) Libra + Escorpião

Traz a sociabilidade e a persuasão libriana, aliada à investigação profunda e a determinação escorpiana. Esta energia entende o outro racionalmente e toma conta dele pela via emocional. É o conselheiro, o tutor, aquele que resolve os problemas emocionais por meio da intelectualidade.Eis uma energia que quer mudar o mundo. Quer servir, cuidar das demais pessoas, fornecendo educação intelectual e emocional. Tem domínio da inteligência emocional (inteligência intrapessoal + inteligência interpessoal).

8) Escorpião + Sagitário

Eis o famigerado Signo de Ofiúco (lembra dessa história, que causou polêmica, anos atrás?). Esta energia une a habilidade para aprofundamento e realização escorpiana com a tolerância e amplitude de pensamento sagitariano. É a energia de quem observa o que está à sua volta, enxerga padrões, cria uma regra e, assim, repassa o conhecimento para os demais.É o arquétipo dos grande Magos. É um pesquisador/inventor mais didático. Mergulha fundo nas teorias e traz à tona uma ideia, uma invenção. Energia de grandes observadores do mundo.

9) Sagitário + CapricórnioEnergia que junta o entusiasmo e a generosidade sagitariana com a disciplina e a seriedade capricorniana. São disciplinadores: cuidam, mas sem serem tão severos como se estivessem no exército, nem tão professorais como se estivessem na escola. Treinam, por exemplo, times, grupos. É a energia dos Coaches, dos Chefs ou de todos aqueles que comandam um grupo que deve estar em sincronia, bem orquestrado.

Esta energia tem facilidade para organizar grupos de pessoas, colocando ordem/hierarquia nas coisas.

10) Capricórnio + Aquário

Eis a energia dos Hackers (em qualquer realidade). São capazes de entender as regras e, depois, moldá-las a seu bel-prazer. Junta o rigor e a responsabilidade capricorniana com a originalidade e o pensamento progressista aquariano. Entranha-se nos meandros das regras e, a partir do entendimento delas, “sai da caixa”.

Se o aquariano, rebelde, tende a querer quebrar todas as regras, esta energia, que alia a responsabilidade capricorniana, tende a “dobrá-las”, apenas. Usa as regras, os códigos, os conhecimentos a seu favor, para transformar a realidade. Quando todos esperam, observando os acontecimentos, certo tipo de desfecho, esta energia cria algo impensável, original, único.

11) Aquário + Peixes

Aqui temos a união da independência, humanismo e intelectualidade aquariana com a compaixão e o sacrifício pisciano. É o líder que comanda por amor. É o Rei Provedor, aquele que trabalha bem com grupos, sempre servindo os outros, sendo caridoso (nas oitavas mais altas). Une o intelecto humanista à espiritualidade e intuição.

Lida bem com o grupo, como um todo, e especificamente com cada um dos indivíduos que fazem parte deste. É o líder que traz conforto emocional, intelectual e espiritual.

12) Peixes + Áries

Quando olhamos para o nosso Ascendente, enxergamos muito desta energia, independentemente do Signo em que este se encontra [afinal, o Ascendente é a intersecção da Casa 12 (Peixes) com a Casa 1 (Áries)].

Eis a energia do grande guerreiro espiritual. Alia a introspecção e espiritualidade pisciana com a coragem e o dinamismo ariano. Tem contato com o mundo que existe além, ao mesmo tempo em que consegue agir destemidamente dentro da realidade física.

É o buscador de autoconhecimento. O líder de si mesmo. Pode, aliás, ser um ateísta (espiritualidade não necessariamente tem a ver com espiritualismo). Eis alguém que assume as rédeas da situação com grande compaixão e empatia pelos demais.

E, ufa… esses foram os 12 Signos Intermediários (descritos de forma bem superficial, ok?). E aí: o que você achou?

Já espiou no seu Mapa para ver se você tem algum Planeta em uma dessas faixas de transição?

Me conta, então! Não me deixe falando sozinho… rs

Grande abraço,

Lucas M Esher

Lucas M Esher

Lucas M Esher

Sobre o Convidado

” Comecei estudando Publicidade e Propaganda na Escola Superior de Propaganda e Marketing (tendo me formado em 2007).

Depois de uma rápida passada por uma agência de promoção e pelo terceiro setor, me aventurei pelo mundo do empreendedorismo, trabalhando com moda, fotografia e em uma indústria de bebidas artesanais.

Foram alguns bons anos assim, até que eu percebi que precisava ir além: precisava me reinventar de novo.

Para isso, enveredei pelo mundo das artes: da literatura (uma antiga paixão) ao teatro (um novo amor).

E, nesse caminhar, tive as mais diversas experiências, como, por exemplo, com produção e projeto editorial, improviso, clown/palhaço, escrita criativa, arteterapia, filosofia, mitologia, psicologia, programação neurolinguística, comunicação não-violenta, criatividade, entre tantas outras (um dos meus pontos fortes, não à toa, é ser um incansável estudioso).

… E o Coaching Astrológico, de onde surgiu?

Bom, este novo conceito nasceu da vontade de unir as mais poderosas formas de (auto)conhecimento com as quais me deparei: o Coaching e a Astrologia (aliada à Kabbalah Hermética e ao Tarô, uma vez que eles conversam muito entre si).

Enfim, por enquanto é isso. Certamente ainda virá muito mais pela frente…”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s