Como é ser blogueira de negócios?

Texto Escrito para o StartupsStars e replicado aqui 😉

Oi gente!

Hoje resolvi compartilhar um pouco da minha rotina como blogueira de negócios e de startups… então é hora de revelar os desafios do meu dia a dia trabalhando com isso, vamos lá!?

A primeira coisa que eu quero deixar clara é: eu “deveria” ter escolhido um público mais feminino, pelo alcance e compartilhamento (digo isso pelo crescimento das minhas amigas influenciadores de Cerveja, Fitness, Moda etc), pois as mulheres tem uma maior propensão de compartilhar, de comentar, de interagir (segundo nosso mestre Silvio Santos, que até hoje não deixou nem um homem fazer parte da sua platéia, alguma coincidência aqui?).

Mas como eu escolhi meu nicho há quase 5 anos, foi melhor focar no que faço… Que é entregar o que a galera curte ler, assistir e quando consigo, colocar conteúdos mais gerais.

Talita 03 anos

Talita 03 anos de blog

Quando comecei o blog, eu não sabia (sinceramente), que tecnologia era um público ainda dominado por homens, pois eu me baseei em mim, mas errei… segui na base errada e ainda bem inocente sobre isso, continuei… simplesmente porque eu já era apaixonada pelo tópico. Na época, não me preocupava com as redes sociais, só com o conteúdo em si, mas sem engajamento, como faz? Podemos contar com o orgânico, que é 80% do acesso aqui do StartupsStras, mas eu queria e quero mais… por isso, comecei o MeninaExecutiva um ano depois. Mas mesmo assim, preferi seguir o que curtia e me fiz blogueira que fala de muitas coisas, sempre focada em negócios. Sair do nicho específico de startups me ajudou, mas mesmo assim 70% da audiência no youtube é masculina e o Instagram é dividido 50-50.

Meu cotidiano consiste em acordar e pensar em como posso melhorar meu dia, em como posso fazer os meus funcionários mais envolvidos e claro, em como passar isso para a minha base seguidora (cerca de 150 mil pessoas nas redes).

Independente de qualquer coisa, eu foco em verdade. Sim, não compartilho nada que eu não esteja vivendo ou tenha vivido. Meus posts são 100% minha vida. Diversos blogueiros gigantes “contam e ensinam” que as pessoas buscam seguir pessoas com vidas perfeitas! Mas eu SEI, que não existe vida perfeita, como eu poderia fazer isso!? Então sigo falando sobre os desafios de empreender em uma startup, em um blog e claro, em um canal no Youtube. O mais importante aqui é você entender que sou nicho, sou aquela preocupada em coisas reais… o que é bem diferente de outros influenciadores por ai… e é sua vez de decidir em como pretende continuar… de Palco ou de Execução… pelo meu “nickname“, vocês já podem saber de que lado estou.

Mas olha, o lado SUPER bom disso, são as marcas. Eu tenho uma busca, crescente, de empresas querendo se

Talita Lombardi

Talita Lombardi

aproximar de mim… Além das campanhas que faço (já fiz para a Wix, HE:labs, 99Designs, PuzzeLab), estou na mira de multinacionais que me escolhem e me convidam para eventos diversose até de consultorias (que não posso aceitar), não daria conta. O principal para o blogueiro de nicho é conhecer o seu público e ter relevância para ele e claro, para o nosso Google querido, pois eles buscam por lá e depois vão para as indicações… e olha só, ando aparecendo nos dois! Palestrei em mais de 30 cidades, consigo chegar à basicamente qualquer empresa, pois sempre estou ligada a alguém que conhece outro alguém e assim vai… 😉

Ache seu nicho e não deixe de acreditar e DESENVOLVER seu potencial. Sabe? Você não pode se dizer especialista em algo (na internet), que ninguém acessa ou assiste… primeiro foque na audiência, depois no cliente para te patrocinar! Eu tirei o MEShow sem nem um inscrito no canal com patrocínio… mas eu já tinha, muito caminho batalhado e que a galera que fez acontecer comigo, viu e apostou! E você, o que pode falar sobre o que você está fazendo!?

Beijos

Talita Lombardi

Instagram Talita Lombardi

Twitter: @talilombardi

E-mail: talita@startupsstars.com

Fan Page do Startups Stars

Blog para Empreendedores

Youtube para Empreendedores

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s