Eu preciso ser líder o tempo todo? #Gestão

Post publicado no StartupsStars.

Eu preciso ser líder o tempo todo? #Gestão

Oi gente!

Eu sempre vejo, espalhado pelas redes sociais, a nossa nova forma de cuidar de equipes: a liderança! São posts de tudo quanto é tipo e frases bem interessantes (muitas motivacionais)… Mas as pessoas esquecem que uma coisa é a foto da capa e outra é a foto de quando a pessoa acorda… E é sobre isso que vamos falar aqui hoje.

Minha primeira vez como líder, aos 21 anos, me empoderou bem! Eu me achava mais que todo mundo — e sorte minha que aprendo muito rápido. Eu caí muito e só consegui me levantar porque meu primeiro chefe era um líder nato. A minha maior dificuldade (que é, um pouco, a mesma que ainda tenho hoje) é entender que as pessoas fazem coisas em tempos diferentes; cada um tem seu ritmo e, claro, nem todo mundo quer crescer na vida (sim, isso é muito verdade: têm pessoas que não vivem, sobrevivem!).

Mas vamos voltar ao nosso foco: ninguém te ensina a ser chefe, muito menos a ser líder. Quer seja na sua própria empresa ou na dos outros, você entra cru naquele mundo cruel, que é ser a ponte que liga seus funcionários e a empresa ao seu chefe, aos clientes, aos outros funcionários etc.. Mas, se a pessoa foi promovida, é porque viram algum potencial ali (ou não?).

Então, vamos lá… Começamos falando em “todo líder deve servir”… Sim, concordo. “Todo líder deve dar o exemplo”… Sim, concordo. “Todo líder deve pensar no bem da nação até que a morte nos separe”… Sim concordo. Mas saiba que existe um limite para tudo isso aí! Pois, além de você não estar preparando para ser um líder, muitos funcionários não estão preparados para seguirem modelos mais livres e baseados em liderança. E isso é a mais pura verdade.

De todas as equipes que já trabalhei na vida, 90% dos funcionários esperavam que eu dissesse o que cada um tinha que fazer. Eles estavam mais preocupados com a hora de ir embora do que o tanto que poderiam se dedicar aos projetos; focados em feriados e nas folgas que poderiam acontecer em decorrência disso; em quanto mais, o que mais e tudo mais que ganhariam com atitudes intraempreendedoras.

Então, aquelas frases deveriam ser complementadas: “todos da equipe devem servir uns aos outros, partindo do líder até o estagiário”… Cada um entrega um pouco.

Vamos para a outra: o exemplo que é aprendido com o líder, deve ser replicado ou até melhorado por cada funcionário. As ideias devem partir de todos, o líder (chefe), deveria ser o último a falar — apenas ajudando no diálogo.

Depois de falarmos de uma equipe líder, vamos ao que precisamos na prática, na vida de líder. Infelizmente, você vai passar por muitos “perrengues” quando for promovido nessa empresa que preza pela liderança… Como falei no parágrafo anterior: as pessoas não estão preparadas para resolverem seu dia a dia sem alguém ficar no pé, o dia todo. Para lidar com isso, vou te dar algumas soluções aqui:

  • Invista nessa pessoa por um período.

Trazer essa conversa para o liderado vai mostrar que, juntos, vocês podem traçar metas e oportunidades de formas mais independentes. Mas tudo com um prazo X… E, depois disso, mais uma conversa para uma descontinuidade de trabalho juntos ou o desenho de uma nova estratégia.

  • Essa pessoa vale mesmo a pena?

Eu costumo pensar da seguinte forma: o comportamento vale 50% da minha atenção e o resultado mais 50%… Não adianta entregar um bom resultado, se for uma pessoa que me dá muito trabalho, ou mesmo alguém que só ama a empresa e não entrega nada… Então vou medindo… Dependendo do caso, eu invisto um período para ajudar e, em outros, acabo desligando a pessoa.

  • Devo ser chefe dessa pessoa?

Essa última opção é a que eu gosto menos… Você pode ser líder de uma parte do seu time e, da outra, ficar no “pé”… Tirar a autonomia, pedir detalhamento sobre tudo, relatório sobre cada atividade, minutos trabalhados… O chefe é, normalmente, centralizador… Eu, sinceramente, não saberia mais fazer isso, mas né? Cada um sabe o que faz.

Outras dicas de gestão

Se você pensa em ter uma empresa que incentiva um horário mais flexível, você pode colocar um ponto digital… E deixar que cada um cuide do seu horário, só vendo os relatórios semanalmente, para verificar como as coisas andam (ou tirar completamente o ponto e focar apenas no resultado)…

Se as pessoas tiverem pouco comprometidas, sugira um horário e observe. Além disso, as pessoas precisam de orientação: passe as atividades e observe como cada um desenvolve suas tarefas. Faça com que cada um dê seu próprio prazo e se isso tiver dentro do que a empresa espera (se não, dá pra negociar), vai lá e valida.

Outra coisa, se você vai ser o líder ou contratar alguém para gerir esse time, respire e verifique se é capaz de dar autonomia para as pessoas. Se não, você pode acabar com a cultura da empresa (isso aconteceu comigo em 1 empresa gigante que trabalhei: a cultura na parede era linda, mas meu chefe…).

As pessoas de vendas podem ser analisadas de forma igual às demais do time… Se cada um tiver sua meta clara — que seja semanal, diária, mensal — você pode deixar a turma à vontade (dando uma olhada em cada um, todo dia). Mas sempre cobrando a entrega no dia combinado… Vendas? As vendas, logicamente.

Ser líder requer muito jogo de cintura… Acima de tudo um autoconhecimento (principais: limites, emoções, raivas), para saber canalizar cada uma delas em áreas que não afetem sua vida. Porém, não se anule… Seja autentico e muito responsável, pois essas pessoas que trabalham com você poderão ser a chave para seu crescimento na própria empresa ou em seus empreendimentos.

Não posso desejar nada mais que boa sorte para todos vocês!

Beijoca

Talita Lombardi

Instagram Talita Lombardi

Twitter: @talilombardi

E-mail: talita@startupsstars.com

Fan Page do Startups Stars

Blog para Empreendedoras

Youtube para Empreendedores

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s