Trabalhando em uma Startup…

Post que escrevi no Startups Stars sobre experiência em uma startup!

Oi gente!

Como comentei em alguns posts, quero contar um pouco sobre meu dia a dia na startup que assumi recentemente, a Mobocity. Na verdade, eu já prestava serviço de consultoria para eles, comecei em novembro e meu tempo com eles só aumentou até que chegou o ponto da startup se tornar principal para mim, mas respeitando minha vida de blogueira.

Eu já trabalhei para europeus, latinos e é a primeira vez que trabalho para um asiático. Confesso, que as experiências mais difíceis foram com os latinos, são pessoas desconfiadas… Pois infelizmente, muitas pessoas não estão focadas 100% em suas atividades. Já os europeus, são controladores, mas adoram ensinar muito. Dessa vez, trabalhando com alguns chineses, estou aprendendo algo que talvez eu tenha esquecido no caminho: muita humildade. Não acho que eu

Talita Lombardi

Talita Lombardi

seja arrogante, mas eles me ensinam muito a importância do ouvir, do respeitar a opinião dos outros etc.

O desafio aqui dessa vez é ser a diretora Brasil dos aplicativos que lançamos (Mobobox e Mobonus). Já temos uma equipe de vendas e marketing, que diariamente se ajusta para não ter só uma cara de startup, mas uma cara de empresa que já lançou produtos, tem se validado diariamente e que já fatura.

A primeira coisa que você precisa entender e aprender quando vai trabalhar em uma startup é que sua proatividade é testada o tempo inteiro… Nem sempre, os chefes vão conseguir parar para direcionar o seu trabalho, precisa que você identifique as necessidades da empresa, valide com o líder e já execute da melhor maneira possível.

Além disso, seu trabalho não será apenas na área que você conhece… Muitas vezes é necessário alguém substituir outro em uma reunião de vendas, em um evento… Acaba que por mais que todos sejam complementares, vai ser mais benéfico para a empresa, pessoas que trabalhem bem juntas e com o mínimo de competição entre si possível, nem na equipe de vendas, é importante (nesse começo) metas separadas. Essa é a hora de aprender o real sentido da palavra “time”.

Voltando a startup que “me pegou”, eu confesso que não consigo ficar longe da vida corporativa, com reuniões, metas, milhares de desafios, liderança direta, indireta e ainda, poder tocar meus blogs é incrível. Eu entreguei mais do que me pediram, eu fui além das expectativas do CEO… Eu vi uma oportunidade de fazer tudo que gosto em um só lugar… Se você quer trabalhar em uma startup, precisa estar disposto a isso.

A recompensa pode vir de várias formas, que eu não posso contar todas as minhas… Já falei muito aqui… O que importa mesmo é que se você tem uma rotina de empresa tradicional, pode ser que você não consiga essa independência de direcionamento exato… Mas se conseguir se entregar ao IntraEmpreendedorismo, vai aprender muita coisa nova e depois, poderá compartilhar com os outros tudo que aprendeu!

É isso gente, trabalho é como relacionamento… As vezes você acha que é incrível pq está no começo, depois saí um pouco decepcionado (como foi a minha última experiência), mas essa de hoje, espero que dure bastante, pois eu adoro meu time, meu chefe e as oportunidades que estamos desenvolvendo para o mundo!

Bons Negócios!

Beijos

Talita Lombardi

Instagram Talita Lombardi

Twitter: @talilombardi

E-mail: talita@startupsstars.com

Fan Page do Startups Stars

Blog de Startups

Youtube de Vendas B2B

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s