Meus Colegas de Trabalho…Meus Grandes Amigos! | Por Anna Prado

Meus colegas de trabalho…meus grandes amigos!

Se você tem a honra de trabalhar com seus amigos, que ótimo!

Mas cuidado, esta relação exige ainda mais atenção do que com outra dentro da empresa.

Existe empresa que ainda acredita que é possível separar sua vida profissional da vida pessoal, como se de fato tenhamos vidas paralelas ou sete vidas como um gato. A verdade é que nossa vida é uma só, o que divide são as responsabilidades profissionais e as pessoais, assim como outras: religiosa, acadêmica, etc. O que muda é como administramos estas “vidas” no nosso dia a dia, de forma que uma possa agregar a outra e/ou que não interfira negativamente. E o “segredo” para isto é o equilíbrio, é saber dosar as alegrias e tristezas para que não saia prejudicado no trabalho, por exemplo.

Pensando nestas tristezas e alegrias, como é bom contar com amigos para compartilhar, não é verdade? E mais fácil e gostoso será se os

Colegas de Trabalho

meus amigos trabalhassem do meu lado ou bem perto, já que passamos grande parte do nosso dia dentro da empresa. Já existem pesquisas, estudos, trabalhos de conclusão de curso, que apontam que um bom ambiente de trabalho, a afetividade e amizade propiciam o melhor andamento do trabalho, seja em produtividade ou como trabalho em equipe, então, isto quer dizer que ter amigos no trabalho é muito bom! E eu concordo! No trabalho conheci minhas grandes amigas, hoje mesmo não trabalhando juntas, cada uma com um rumo diferente, somos amigas, madrinhas de casamento, madrinha de filho, participamos da vida familiar da outra, aniversários dos filhos, desejos e aflições. E com toda esta cumplicidade, tenho certeza que crescemos muito como pessoas e também como profissionais, mais conscientes da nossa condição, decisões e sempre compartilhando experiências também. Ter um amigo no trabalho pode lhe trazer uma segurança que você terá com quem contar, desabafar e dividir. Ter um amigo no trabalho pode lhe trazer mais uma motivação para ficar o dia todo trabalhando, pois a qualquer momento aquela risada, aquele “bom dia”, aquele cafezinho, vai mudar o seu dia e ficará ainda mais feliz e produtivo.

Então, qual seria o cuidado que temos que ter com esta relação tão positiva? Como tudo na vida, o que cabe aqui é o cuidado com os excessos, e mais uma vez o equilíbrio. Por mais que esta relação seja bem vista, é pertinente atentar que dentro da empresa o foco é o trabalho, o cronograma e atendimento às tarefas. Sua carreira e seu desenvolvimento profissional deverão evoluir, e pode acontecer de um dia você ter que “cobrar” uma tarefa de seu amigo, ou até mesmo que ele se torne seu chefe. E como você lidará com estas situações? É importante ter uma maturidade profissional, para que nestes momentos, possam avaliar que a postura profissional, de respeito e credibilidade conta muito, ou seja, por melhores amigos que sejam, o respeito deve reinar, principalmente se um se torna subordinado do outro, pode ter certeza que a “cobrança” poderá ser ainda maior, pois é importante para a confiabilidade do seu trabalho que avalie a competência em primeiro lugar, e não a amizade. Saber cobrar, respeitar, ouvir “ordens” e pedidos, deve ser encarado com muito profissionalismo, não é porque são amigos que algo tem que ser diferente, dentro da empresa, como citei, a responsabilidade deve ser ainda maior para evitar possíveis comentários negativos. Neste momento, não digo que deva separar a amizade com o trabalho, conforme acima, não temos duas vidas, mas o cuidado para que um não atrapalhe o outro deve existir com muito diálogo, transparência e consciência, é o que chamo de “maturidade profissional”, é saber reconhecer que podem ter estilos e competências diferentes e que nem sempre o caminho que irão trilhar será o mesmo, nem todas as promoções ou aumentos de salário vão acontecer para ambos, mas que cada um possui um espaço e uma tarefa na empresa, e que façam por merecer, cada um por sua capacidade.

Se você tem um amigo no seu trabalho, se sentir que é verdadeira, cultive esta amizade! E se policie para que vocês enquanto profissionais não saiam prejudicados ou “taxados” como “amiguinhos” para isto exerçam suas atividades com o máximo de dedicação, não dêem motivos para insegurança e conversas alheias no trabalho, para que vocês possam ser reconhecidos como ótimos profissionais, além de amigos. Afinal, você precisa trabalhar certo? E também não quer perder um grande amigo?

Anna Prado

Anna Prado

ANNA CAROLINA PRADO – aprado@dagdaconsultoria.com.br

Consultora Organizacional e instrutora de treinamentos na DAGDA Consultoria e Treinamentos, leciona em cursos técnicos, Pós graduada em Gestão de Negócios – Fundação Dom Cabral,Especialização em Psicopedagogia Empresarial e Coach, Bacharel em Administração com ênfase em Recursos Humanos,Auditora líder em Gestão da Qualidade.Experiência em atividades de implantação e certificação de Sistema de Gestão Integrado e Programas de RH, Comunicação e Responsabilidade Social. Palestrante “do bem” como voluntária do Tio Flávio Cultural. Co-autora do livro #Eventos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s