03 maio

Primeiro Contratempo | Minha Experiência como Palestrante #4

Talita em Maceió

Oi gente!

Estou muito feliz com a quantidade de acessos sobre minha “jornada como palestrante”. Meu último post foi o “Primeiro Grande Público: 700 pessoas“. Agora, nesse quarto post, vou contar a primeira vez que tive um contratempo!

No ano passado, fui convidada para palestrar em um evento em Maceió.  “Vendas para startups” era a minha parte. Lindamente, preparei toda a

Talita em Maceió
Talita em Maceió

palestra, baseada no tema. O tempo era cronometrado, 30 minutos exatos, um público de em média 500 pessoas e eu feliz como sempre.

Chegando lá, descobri que as pessoas que estavam na plateia não eram empreendedores. Fiquei desesperada, eu tinha preparado tudo para um nicho diferente daquele que estava prestes a me receber no palco. Lembro que liguei até para minha mãe preocupada com o que seria de mim no palco.

O palestrante precisa saber improvisar. Essa não foi a primeira vez nem a última que isso aconteceu, da outra vez foi o mesmo tema, com uma turma lá em Jundiaí, que desconhecia até a palavra startup… mudei tudo na hora e “dei meu show”. Se você for apenas um robô que repete a mesma coisa em todos os lugares, não conseguirá seguidores… Nesses dois dia que mudei todo o meu roteiro, recebi muitos feedbacks

Talita em Jundiaí
Talita em Jundiaí

positivos da platéia.. Mas o susto foi grande!

Além de fazer um post no StartupsStars sobre esse dia, essa palestra foi filmada… até a minha avó assistiu e me deu um feedback bem crítico mas adorei: “você andava de mais no palco, fiquei tonta” rs … disso aprendi outra lição.. Não ande muito no palco, escolha um lugar estratégico e fique lá por um bom tempo. Claro que a pessoa pode se mexer, gesticular então, nem se fala, eu sou a rainha. Mas é importante tentar ficar parada (no meu caso é quase um sacrifício).

Se você puder fazer um curso de teatro, eu acho interessante. Eu mesma, fiz muitos quando era mais nova. Ajuda bastante na interação com o público, na improvisação e na linguagem corporal.

Por hoje é só!

Beijos

FanPage da Menina Executiva

Instagram da Menina Executiva

Participe do Startup da Vez!

 

 

 

Leave A Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *