Meu Primeiro “Cachê” | Minha Experiência como Palestrante #2

Oi gente!

Depois daquela palestra em João Pessoa, comecei a ser convidada para diversos eventos pelo Brasil. As pessoas gostavam de duas coisas: que eu tinha um blog e que na época, eu era diretora de uma Startup. O apelo era maior do que simplesmente ser blogueira. Eu falava de negócios reais, nada de apenas sonhos (uma característica minha até hoje).

Surgiu um convite de uma amiga, a Alexandra, que queria fazer o lançamento do movimento de Startups da cidade dela e prontamente, aceitei o

Talita Lombardi em Londrina

Talita Lombardi em Londrina

desafio… Não tinha cachê, mas todas as despesas eram por conta do evento e ainda ganhei um “day-spa” maravilhoso, para chegar na palestra bem relaxada.

Foi meu primeiro público com mais de 100 pessoas, na verdade, foram 150! Eu estava tremendo, mas não de nervosa, mas de frio! Como eu sou uma pessoa prática, não viajo com malas grandes e não olhei a temperatura antes de entrar no avião, resultado: 8 graus e um casaco pequeno. Então, sempre olhem a temperatura da cidade antes de sair de casa.

Na plateia, tinham diversos perfis de pessoas, empreendedores, curiosos e acadêmicos. Quando minha palestra acabou, fui abordada por uma professora que queria levar essa palestra para a faculdade que ela ensinava e foi assim que conseguir “vender” a primeira

Andrea, Talita e Alexandra - UTFPR

Andrea, Talita e Alexandra – UTFPR

palestra para a UTFPR dois meses depois.

Para que vocês possam entender, é muito burocrático para as faculdades contratarem pessoas de fora. Como elas são federais ou grandes de mais, tudo precisa ser licitado ou previamente cadastrado no sistema. Além disso, é ainda mais burocrático receber, então, palestrantes precisam ter um “caixa” para despesas. Se você tem disponibilidade de participar de muitos eventos, mesmo sem receber, é uma forma de ser visto e se você for bom mesmo, alguém vai acabar de convidando e assim segue.

Outro pronto é que toda documentação (PJ) precisa estar em dia, assim como, toda a parte de certidões negativas (ai vai de instituição para instituição).

Deu saudade desses dias! Quero voltar em Londrina, enquanto escrevia, mandei uma mensagem para ela, vai que… =)

Beijos

FanPage da Menina Executiva

Instagram da Menina Executiva

Participe do Startup da Vez!

 

Anúncios

5 comentários sobre “Meu Primeiro “Cachê” | Minha Experiência como Palestrante #2

  1. Pingback: Primeiro Grande Público: 700 Pessoas | Minha Experiência como Palestrante |

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s