Como Demitir Alguém?

Oi gente!

Uma vez que falamos de carreira… Sonhos.. Sempre temos desafios que não gostamos tanto de enfrentar. Mas se você é ou quer ser um líder, uma hora vai ter que desligar alguém do seu time e isso, dói! Pelo menos as vezes que precisei fazer, foram super difíceis em sua maioria. Então, resolvi dar algumas dicas para que seja menos doloroso para ambas as partes.

A primeira coisa que sempre fiz, foi chegar primeiro que a pessoa a ser desligada. Normalmente, esperando do lado de fora da sala que todos trabalham juntos, quando isso não era possível, esperava na sala de reuniões. A depender do caso, você pode ser jogo aberto.. Mas se for caso de suspeita de roubo, mentira etc você não pode. A lei trabalhista pode ir contra você, por não ter “provas” e essa briga, não vale a pena comprar. Não estou dizendo que você deve mentir, mas pense sempre em preservar a si mesmo e a empresa.

Quando é alguém que realmente gostamos, dói mais. Lembro que a primeira pessoa que demiti, foi uma pessoa querida, mas eu precisava escolher entre duas, uma que sairia. É gente, corte é algo que acontece e sempre vai acontecer dentro das organizações. Trabalhei em uma empresa com centenas de funcionários e que metade foi desligada de uma vez só. Mas isso faz parte do jogo, isso faz parte da vida.. Começos, meios e fins.

Mas tudo isso deve ser combinado com o RH da empresa ou com o contador… Existem períodos que as pessoas não podem ser demitidas (quando acontece o discídio salarial), se você errar nisso, pode pagar uma multa altíssima, ou mesmo, se a mulher tiver grávida, pós-INSS.. Essas regrinhas você aprende com o tempo.

Tente não demorar mais de 10 minutos, converse, seja objetivo e dê opção para a pessoa se ela quer ir se despedir dos outros ou voltar outro dia. Como é um momento muito delicado, é difícil pedir algumas coisas, mas é preciso, como: salve seus arquivos, devolva o celular, seu e-mail está bloqueado, devolva o crachá. Seja sutil e trate de tudo com muita humanidade.

Depois disso, faça uma reunião com a equipe que ficou, explicando os motivos da demissão.. Mas diga a mesma coisa que foi dita para a pessoa. Tente tirar algo de bom, motivando aos outros que eles foram escolhidos a ficar. Tente não mentir, pois esse tipo de gestão, não existe mais!

Boa sorte!

Beijos

Talita Lombardi

FanPage da Menina Executiva

Instagram da Menina Executiva

Sobre Mim

Blog de Startups

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s