13 jan

Como Demitir Alguém?

http://blog.sucessoclub.com.br/erros-levam-demissao/

Oi gente!

Uma vez que falamos de carreira… Sonhos.. Sempre temos desafios que não gostamos tanto de enfrentar. Mas se você é ou quer ser um líder, uma hora vai ter que desligar alguém do seu time e isso, dói! Pelo menos as vezes que precisei fazer, foram super difíceis em sua maioria. Então, resolvi dar algumas dicas para que seja menos doloroso para ambas as partes.

A primeira coisa que sempre fiz, foi chegar primeiro que a pessoa a ser desligada. Normalmente, esperando do lado de fora da sala que todos trabalham juntos, quando isso não era possível, esperava na sala de reuniões. A depender do caso, você pode ser jogo aberto.. Mas se for caso de suspeita de roubo, mentira etc você não pode. A lei trabalhista pode ir contra você, por não ter “provas” e essa briga, não vale a pena comprar. Não estou dizendo que você deve mentir, mas pense sempre em preservar a si mesmo e a empresa.

Quando é alguém que realmente gostamos, dói mais. Lembro que a primeira pessoa que demiti, foi uma pessoa querida, mas eu precisava escolher entre duas, uma que sairia. É gente, corte é algo que acontece e sempre vai acontecer dentro das organizações. Trabalhei em uma empresa com centenas de funcionários e que metade foi desligada de uma vez só. Mas isso faz parte do jogo, isso faz parte da vida.. Começos, meios e fins.

Mas tudo isso deve ser combinado com o RH da empresa ou com o contador… Existem períodos que as pessoas não podem ser demitidas (quando acontece o discídio salarial), se você errar nisso, pode pagar uma multa altíssima, ou mesmo, se a mulher tiver grávida, pós-INSS.. Essas regrinhas você aprende com o tempo.

Tente não demorar mais de 10 minutos, converse, seja objetivo e dê opção para a pessoa se ela quer ir se despedir dos outros ou voltar outro dia. Como é um momento muito delicado, é difícil pedir algumas coisas, mas é preciso, como: salve seus arquivos, devolva o celular, seu e-mail está bloqueado, devolva o crachá. Seja sutil e trate de tudo com muita humanidade.

Depois disso, faça uma reunião com a equipe que ficou, explicando os motivos da demissão.. Mas diga a mesma coisa que foi dita para a pessoa. Tente tirar algo de bom, motivando aos outros que eles foram escolhidos a ficar. Tente não mentir, pois esse tipo de gestão, não existe mais!

Boa sorte!

Beijos

Talita Lombardi

FanPage da Menina Executiva

Instagram da Menina Executiva

Sobre Mim

Blog de Startups

 

Leave A Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *